POLÍTICA DE CADASTRO DE CLIENTES
A presente Política de Cadastro de Clientes visa estabelecer as diretrizes, as regras e os procedimentos que devem ser seguidos pela área de Cadastro da Ricardo Nicolau Leilões e suas filiais, com o objetivo de identificar, analisar e validar as informações cadastrais, bem como realizar o cadastro dos clientes nos sistemas necessários.
Essa Política tem vigência de 5 (cinco) anos a partir desta data. Deve ser revisada a cada 1 (um) ano ou em prazo inferior, no caso de alteração na legislação aplicável ou se houver alguma alteração das práticas de negócios da Ricardo Nicolau Leilões que justifiquem a atualização dessa Política.
Se Pessoa Física
- Nome Completo titular do cadastro
- Nome completo e CPF do(a) cônjuge (caso tenha)
- Profissão
- Interesses
- Data de Nascimento
- Nº do CPF e RG (órgão emissor)
- Nº do celular e telefono fixo (caso tenha)
- Endereço de correspondência (rua/av, nº, bairro, CEP, Cidade e UF)
- Apelido (caso tenha)
- Limite de crédito pretendido
- Dados da propriedade rural (nome, localização, tamanho e nº da inscrição de produtor)
- Referências bancárias
- Referências comerciais
- Referências de pecuária
Se Pessoa Jurídica
- Razão Social
- Interesses
- Data de Fundação
- Nº do CNPJ
- Dados do(s) sócio(s) administrador(res) (nome completo e nº do CPF)
- Nº do celular e telefono fixo
- Endereço (rua/av, nº, bairro, CEP, Cidade e UF)
- Limite de crédito pretendido
- Dados da propriedade rural (nome, localização, tamanho e nº da inscrição de produtor)
- Referências bancárias
- Referências comerciais
- Referências de pecuária
Se Pessoa Física |
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OBRIGATÓRIO |
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DOC. PESSOAL |
X |
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COMP END RESID |
X |
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CÓPIA DO ITR |
X |
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MATRÍCULA PROPR. |
X |
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IMP RENDA |
X |
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EXTRATO ANIMAIS |
X |
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FICHA CADASTRO |
X |
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- Documento pessoal com foto, podendo ser a CNH, RG, Carteira de Trabalho, Identidade Profissional ou Passaporte
- Comprovante de Endereço Residencial (atual)
- ITR – cópia da declaração e recibo do Imposto Territorial Rural
- Imposto de Renda contendo a declaração e o recibo, referente ao ano em exercício
- Extrato do Saldo de Animais na Propriedade (relatório oficial do órgão regulador de cada estado)
- Cópia da Matrícula da Propriedade ou Certidão de Inteiro Teor e Ônus
Se Pessoa Jurídica |
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OBRIGATÓRIO |
DISPENSÁVEL |
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DOC. PESSOAL SÓCIOS |
X |
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COMP END SÓCIOS |
X |
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CONT SOCIAL/ALT |
X |
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CARTÃO CNPJ |
X |
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ITR |
X |
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IMP RENDA SÓCIOS |
X |
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REL FATURAMENTO ÚLT 12 MESES |
X |
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EXTRATO ANIMAIS |
X |
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MATRÍCULA PROPR. |
X |
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FICHA CADASTRO |
X |
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- Documento pessoal com foto, podendo ser a CNH, RG, Carteira de Trabalho, Identidade Profissional ou Passaporte de todos os sócios
- Comprovante de Endereço Residencial de todos os sócios (atual)
- Contrato Social e alterações
- Cartão CNPJ
- ITR – cópia da declaração e recibo do Imposto Territorial Rural
- Imposto de Renda contendo a declaração e o recibo, referente ao ano em exercício, de todos os sócios
- Extrato do Saldo de Animais na Propriedade (relatório oficial do órgão regulador de cada estado)
- Cópia da Matrícula da Propriedade ou Certidão de Inteiro Teor e Ônus
A Ricardo Nicolau Leilões está adequada à nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nº 13.709/2018, a qual regula todas as atividades de tratamento de dados pessoais ora fornecidos e autorizados pelo cliente.
O cliente será cadastrado no Sistema Rural Auction, onde será atribuído código interno de cliente como orientação de todos os negócios realizados. Também será definido o Comercial responsável que irá lhe atender, bem como o limite de crédito.
O prazo para análise do cadastro é de até 3 (três) dias úteis a partir do recebimento da documentação obrigatória citada no item 5, com exceção dos cadastros emergenciais, que deverão ser analisados durante a realização do leilão.
O cadastro emergencial seguirá o mesmo padrão documental do cadastro convencional e, também deverá ser analisado por completo em até 24h (vinte e quatro horas) após a compra para a total efetivação no sistema.
Vale ressaltar que a área de cadastro realiza validações adicionais junto à Bureaus de Crédito em todos os clientes cadastrados, de forma a validar se existe alguma restrição negativa, se o CPF está ativo, para confirmar endereço e telefone, durante todo o período ao qual mantiver relacionamento com a Ricardo Nicolau Leilões.
Para fins de verificação da capacidade econômico-financeira dos clientes, as informações abaixo deverão refletir a situação patrimonial disponível e imobilizada as quais serão incluídas nas fichas cadastrais:
Caso o cadastro seja reprovado por não cumprir com os parâmetros exigidos de documentação, referências e avaliação de crédito, o cliente e o Comercial responsável deverão ser comunicados via e-mail imediatamente após a decisão com as devidas justificativas. Essa decisão poderá ser definitiva ou temporária, dependendo do motivo da recusa. O cliente poderá sempre que quiser, submeter seus dados cadastrais para uma nova análise.
A análise e verificação cadastral fica a cargo do responsável do setor de cadastro, o qual deverá, também, fazer todas as pesquisas e inserir os dados no sistema.
Os cadastros dos clientes deverão ser atualizados a cada 12 (doze) meses. Durante o procedimento de atualização os dados declarados na ficha cadastral deverão ser confirmados com o cliente. O cliente pode confirmar que os dados não se alteraram ou enviar novos documentos comprobatórios que confirmem as alterações. Os documentos comprobatórios complementares seguirão as mesmas regras de comprovantes e documentos aceitos na abertura do cadastro. Além disso, o Extrato do Saldo de Animais, Contrato de Arrendamento (se houver) e Imposto de Renda deverão ser atualizados obrigatoriamente a cada 12 (doze) meses.
A Ricardo Nicolau Leilões poderá eventualmente efetuar consultas nos Bureaus de Créditos no CPF do cliente para verificar se há alguma restrição negativa.
Se necessário atualizar o cadastro, o cliente terá até 7 (sete) dias úteis para enviar os novos documentos e informações.
Serão realizadas inativações/bloqueios de cadastros de clientes sempre que:
- For solicitado formalmente pelo cliente;
- Bloqueio automático em cadastros sem atualização há mais de 2 (dois) anos;
- Bloqueio automático em cadastros sem movimentação de compra ou venda num período de 2 (dois) anos;
- Bloqueio automático em cadastros com ocorrências negativas durante o relacionamento com o cliente como por exemplo inadimplência.
Todo e qualquer documento recebido é digitalizado e mantido sob sigilo em nossos servidores e com acesso restrito, conforme diretrizes da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Esta Política está aprovada pela Diretoria, encontra-se disponível e foi comunicada para todos os funcionários envolvidos e partes externas relevantes para o necessário cumprimento.
Rua João Pedro Moreira de Carvalho, 2850, St. Industrial Norte - CEP: 78557-102
Av. Rio Arinos, 971, Centro - CEP: 78575-000
Av. Castro Alves, 47, Setor J - CEP: 78580-000
Av. Presidente Kennedy, 2138, Centro - CEP: 78.700-300
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